NOVO NOME E NOVA MARCA

Novo nome e nova marca

Novo Nome

Austrália, 1892

Em 1892, a Worldwide Proclamation (WP) /Proclamação Mundial / Proclamando Ao Mundo (PAM)  adotou seu primeiro nome, que foi The Coogee Open Air Mission /Missão ao Ar Livre de Coogee (Coogee é uma famosa praia australiana localizada na cidade de Sydney, onde o ministério realizava muitas reuniões evangelísticas).

Austrália, 1913

Em 1913 o nome foi alterado para The New South Wales Evangelistic Prayer Band / Grupo de Oração Evangelística de Nova Gales do Sul (Nova Gales do Sul é o Estado australiano onde a cidade de Sydney está localizada).

Austrália, 1922

O ministério passou a chamar-se Open Air Campaigners (OAC) /Campanhas ao Ar Livre (CAL) no ano de 1922, nomenclatura que permanece como o nome internacional da organização, conhecida como Open Air Campaigners International (OACI).

EUA, década de 1980

David Wilson, enquanto pioneiro da WP em diferentes países na década de 1980, enfrentou problemas relacionados à tradução de Open Air Campaigners. Às vezes não era possível traduzir o conceito do nome para as línguas locais e, em muitas partes do mundo, a tradução transferia para esse nome um caráter muito genérico, o que significa que as pessoas podiam conectá-lo a campanhas militares, campanhas políticas etc. Assim, Wilson considerou que o ministério precisava de um novo nome, que deveria ser mais específico.

Brasil, 1991

O ministério foi fundado no Brasil em 1991, sob o nome Campanhas ao Ar Livre (CAL).

EUA, 2004

Durante a Conferência da OACI realizada nos EUA no ano de 2004, devido às dificuldades já descritas, David Wilson solicitou a aprovação de outro nome para o ministério. O nome que ele sugeriu e que foi aprovado pela OACI foi Worldwide Proclamation, ficando permitido, desde então, que cada filial nacional utilizasse esse nome caso necessário ou se assim preferisse.

Brasil, 2006

Em 2006, o ministério no Brasil decidiu alterar o nome para Proclamando Ao Mundo (PAM), por também considerá-lo mais adequado.

Brasil, 2020

Porém, pelo fato de a sigla PAM possuir demasiada similaridade com o termo pan, de origem grega, que significa todo, por inteiro, e, portanto, muito utilizado em diversas nomenclaturas e definições, o que gerava similaridades equivocadas, foi decidido realizar mais uma vez a alteração do nome no Brasil. Então, no ano de 2020, o ministério optou por utilizar a sigla do nome em inglês, WP, acrescida do nome do país, chegando, assim, à atual configuração: WP BRASIL.

Nova Marca

Esta foi a marca que por décadas a OACI utilizou. Tendo como fundo um mapa estilizado representando o alcance global da organização, as chamas no interior do brasão representam a oposição de Satanás à pregação da cruz, porém sendo superada pela Espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus (Ef 6:17).

Canadá, 2008

Em 2008, na Conferência Internacional da OACI em Toronto, Canadá, em função da forte concepção bélica que a espada representa em diversas culturas e grupos religiosos, foi adotada a atual marca, tendo sido as chamas e a espada substituídas pela imagem de um livro, representando, claro, as Escrituras Sagradas. Porém, continua sendo permitido o uso da marca anterior nas filiais nacionais que desejarem, desde que em tais filiais a espada não ofereça possibilidades de más interpretações.

Brasil, 2020

Embora a marca adotada em 2008 permaneça como a oficial marca internacional, cada país tem a liberdade de adotar uma marca própria, para uso somente em nível nacional, desde que não conflite e represente, com toda inteireza, os ideais expressos pela marca internacional. Sendo assim, a WP BRASIL desenvolveu uma nova marca, com características contemporâneas, porém mantendo as informações da marca internacional, ou seja: a mensagem do Evangelho de Cristo sendo proclamada a todo o mundo.